Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diogo Limão

Recursos Humanos

A recompensa (Parte 1)

Recompensa.png

 

Hoje foi um dia de emoções: por mais ansioso que estivesse para terminar esta parte escolar da minha Licenciatura não esperava por isto. Não esperava que seguir em frente totalmente preenchido significaria vulnerabilizar-me e aceitar que se as emoções existem, são para exteriorizar. No fundo, a única coisa que esperava era sentir-me feliz por estar a cumprir um sonho (ainda a 2/3), o de terminar uma licenciatura. Isso consegui!

 

Esta semana tem sido exigente, para mim, a nível físico mas tão recompensadora, ao mesmo tempo. Comecei as avaliações na última quinta-feira e terminaram hoje, depois de várias noites de estudo até tarde e outros em que acordar cedo, antes das cinco e meia da manhã, foi imperativo. Aprendi, ao longo dos anos, que sendo uma pessoa matinal devo usar essa característica a meu favor: quatro horas de estudo com foco depois das 21H rendem-me menos do que quatro horas a partir das 5:30H da madrugada, hora a que, sensivelmente, me sentaria para estudar. Foram vários dias com menos horas de sono do que aquelas que o meu corpo está habituado e, mesmo assim, com o cansaço já a fazer-se sentir, terminar a última palavra que escrevia em cada teste, antes de o entregar ao professor, era uma lufada de ar fresco que me fazia crer que o caminho era aquele.

 

IMG_20170426_112539.jpg

Com a Sara e a Catarina, colegas de curso.

 

Em contagem decrescente, vi o dia de hoje chegar, decidindo logo cedo que iria festejá-lo. Não apenas porque sim, mas porque mereço. Mereço porque os sonhos são para serem celebrados e o meu tem, ao todo, cinco anos de construção. Com essa carga emocional associada decidi tornar ainda mais especial o momento e festejá-lo com algumas das pessoas que, em algum momento, desta caminhada estiveram cá, comigo. Procurei agradecer-lhes pessoalmente por isso e de forma genuína! Não sou adepto do "discurso", acho-o demasiado formal. O que é que se procura com ele? Caso seja partilhar o que algo significa para nós foi exatamente isso que fiz: pôr o coração ao largo, como dizem, e expressar a minha gratidão. Acredito que esta partilha é fundamental para nos fazermos felizes. Acredito que só assim conseguiria avançar para a fase que se segue totalmente tranquilo. Uma das grandes aprendizagens que fiz, fruto de razões não tão felizes, é que a vida não está para adiarmos a partilha daquilo que sentimos por aqueles que nos acrescentam significado na vida. 

 

IMG_20170428_162932.jpg

 

A celebração foi simbólica. Marca uma despedida de uma cidade que é minha de nascença mas que tinha tudo para não ser, na idade adulta. A verdade é que a vida, sem grande explicação lógica, nos prega partidas que nos mudam o rumo de forma estrutural. As mudanças põem-nos à prova e algumas delas são, simplesmente, de aceitação e resignificação: no meu caso aceitei a mudança de braços abertos, com todos os receios de futuro que ela trazia consigo, e resignifiquei as experiências novas e o ambiente em que me integrei, quando me mudei de malas e bagagens para Setúbal. Hoje, daqui, levo uma experiência de crescimento e adaptação com a qual estou muito feliz. Quem diria que é no descobrir do outro que nos descobrimos a nós mesmos? 

Sinto este momento como uma genuína recompensa por todo o esforço que apliquei na construção do meu futuro; pelo apoio dos docentes que tenho tido ao longo de três anos; E pelo facto de a vida me estar a proporcionar aquilo que eu acredito que irá ser o melhor para mim.

 

IMG_20170428_163925.jpg

 Vai um brinde aos nossos sucessos?

 

Como todo o final implica um recomeço, recomeçarei em Lisboa, a minha cidade do coração. Por mais estranho que possa parecer há caminhos alternativos que não nos desviam do principal. O meu foi este e continuará na companhia de pessoas extraordinárias, estou certo, com as quais irei aprender imenso. O Diogo vai começar um sonho de miúdo: "quando for grande quero trabalhar num escritório". Só eu sei o que isso significa! 

 

Mais no próximo episódio! Adeus e até breve!

 

IMG-20170428-WA0011.jpg

___

PARTE 2: http://diogolimao.blogs.sapo.pt/a-recompensa-parte-2-38639