Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diogo Limão

Coaching & Recursos Humanos

Com que olhos vais encarar os teus desafios diários?

13124430_1144435555596008_4990207733261963771_n.jpg

 

O Facebook tem destas coisas: vês sempre alguma coisa que te chama a atenção! Encontrei esta imagem num grupo de humor e gostei dela por duas razões: primeiro, tem piada; segundo, podemos tirar dela significados bem maiores. É deles que te falo hoje!

 

Quando olhas para a imagem quais são os significados que tiras dela? O literal é, de certa forma, sarcástico, porque se um dos bichos diz para o outro "Lindo amanhecer...!" ou outro diz como que "Ok, pode ser lindo mas nunca mais desenvolve". Eu, com os meus "óculos" do desenvolvimento pessoal retiro mais duas mensagens principais, que partilho já contigo:

 

  1. Tu vês a tua realidade segundo os teus valores e crenças;
  2. As opiniões diferentes da tua são excelentes oportunidades para criares melhores relações.

 

O que pensas delas? Faz-te sentido...? Consegues, sem ser eu a desenvolvê-las, encontrar as razões pelas quais eu referi cada uma delas?

 

Em primeiro lugar nós vemos a nossa realidade segundo os nossos valores e crenças. Isto é verdade e intuitivo. Senão repara: na tua vida tens prioridades que o teu melhor amigo pode não ter. O mesmo se passa com pessoas da tua família. Tudo depende dos fatores que contribuíram para o nosso crescimento e desenvolvimento de auto-conceito -- como as tuas experiências positivas e negativas te influenciaram; os ensinamentos que te foram transmitidos na infância; o teu grupo de Amigos que tem grande influência em ti; E até mesmo as tuas aptidões naturais, que te influênciam a querer, de certa forma, fazer uma escolhas em deterimento de outras porque com elas tens melhores resultados. 

Sem desenvolver este tema, neste texto, porque tem pano para mangas, gostava que ficasses com a ideia de que a tua auto-gestão inconsciente pode estar a ser feita pela forma como os teus valores estão hierarquizados. Pegando no excelente exemplo da imagem, o primeiro inseto ao dizer "Lindo amanhecer" talvez seja alguém que esteja a valorizar, naquela fase e vida, por exemplo, o Desapego na vida, querendo aproveitar o momento e as coisas simples que a natureza tem para lhe dar. Já o segundo, pode estar a viver segundo critérios mais imediatos, qualquer que sejam eles. Talvez queira tudo para o já, não se permitindo viver o bliss e aproveitar aquele momento que, naturalmente, acontece uma vez por dia, apenas.

Perguntas de coach: Já alguma vez pensaste nisso? Quais são os teus valores? Que crenças tens tu a serem ditadas por eles? E os teus resultados, de que forma essa hierarquia os está a dificultar?

 

Por outro lado, eu acredito que podemos ter melhores relações se aproveitarmos a oportunidade de utilizar as opiniões diferentes da nossa, para as percebermos e tentarmos encontrar pontos concordantes no desconcordante. E isto é tão válido nas relações pessoais como organizacionais! 

Um pilar básico que facilita as relações interpessoais é o encontrar pontos comuns entre cada uma das pessoas. Sabendo disso, em muitas formações e dinâmicas organizacionais, um dos jogos utilizados é o de reunir um grupo  de pessoas desconhecido, entre si, e encontrar, por exemplo, dez coisas que todos gostem e dez coisas que todos não gostem. Interioriza esta mensagem... Pensa na tua vida: do teu grupo de amigos, diz a ti próprio cinco coisas que todos gostem (pode ser um estilo musical, um artista, um filme,...) e cinco que nenhum aprecie. Talvez te seja fácil! 

Nós temos opiniões diferentes por influência, também, daquilo que falei sobre a minha primeira afirmação. E se há algo mais que eu gostava que levasses daqui é: respeita a forma de pensar da outra pessoa! Ouves alguma coisa com a qual não concordas ou com a qual não gostaste? Respira. Conta até dez se achares necessário e, para começar, apenas pergunta "Porque achas isso?"; "Fala-me mais sobre isso". Tenta perceber quem tens à tua frente e cria melhores relações. Quer sejam elas com o teu amigo, com o desconhecido que vem mal humorado nos transportes públicos ou o teu chefe. "A falar é que a gente se entende!", não é o que dizem?

Perguntas de coach: Costumas praticar o que te disse? Qual foi a última situação stressante em que envolveste? Qual foi o resultado? O que queres que aconteça, numa situação idêntica? O que vais fazer para teres um resultado melhor? Ou o que vais mesmo fazer para teres "O" resultado? Como e quando vais entrar em ação?

2 comentários

Comentar post