Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diogo Limão

Recursos Humanos

CONFERÊNCIA ANUAL 2017 DA ICF PORTUGAL

IMG_20171122_232621 (1).jpg

 

A Conferência Anual de 2017, da ICF Portugal, teve lugar nos espaços da Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, no dia 21 de novembro, e participei nela enquanto coach, membro da ICF e voluntário.
 
Foi uma conferência magnífica, cheia de presença e na qual se respirava coaching. O tema deste ano foi inspirado numa frase de Sir John Whitmore "Coaching is Much More Than Coaching". E se é... Coaching é mais do que uma técnica ou ferramenta: é o ser e o estar, de mãos dadas, numa dança entre o Coach e o Coachee, no aqui e no agora, de forma genuína, em que a técnica dá forma aquilo que chamamos de Coaching Profissional.
 
Foi uma conferência com pessoas belas. É belo, na sua essência, quem dá o seu tempo para fazer os outros crescer e partilhar as boas práticas da profissão. Pessoas belas e maduras, que não se recatam. Chegam-se à frente, em cada ano e iniciativa da ICF Portugal, para partilharem reflexões e ensinamentos. É desta forma que criamos uma comunidade mais bem preparada para facilitar processos que criam mudanças positivas nas vidas dos Coachees, tanto individuais como organizações e equipas.
 
Cito um texto espetacular da ex-presidente do Chapter da ICF Rio de Janeiro e oradora nesta conferência, Dulce Soares,  que demonstra de forma clara o que foi vivido durante o dia:
 
Salve o dia 21/11/17!
O local é Lisboa; estamos em pleno inverno...
Hoje cedo começamos o dia com o Professor e Dr. Luiz Gamito.
Encadeamos com ele as 4 portas do ser humano: pensamentos - afetos - comportamento e biologia; ele deixa para mim a seguinte questão: de 1 milhão de euros:
Qual será a Porta do Grande Outro?
Mergulhando um bocadinho...
Qual porta acionamos mais vezes em nossa morada interna?
Estamos com todas elas abertas para nós?
Na segunda palestra; colocamos uma pitada de Coaching e confirmamos que coaching é muito mais do que coaching como sinalizou Sir John Withmore; antes de decolar para o infinito...
fizemos a travessia com a querida Carolina Menezes; fica para mim que precisamos nos Aproximar; Conhecer para então Saber... sobre o Grande Outro!
Acionamos com o mestre João Sevilhano a técnica; a intuição e a....intenção; com o recurso do Porta dos Fundos - canal do Facebook de nossos atores brasileiros; que sensibilidade João!
E que empatia!
Tu foste calibrando - as para fazermos a Arte do Coaching; ou será o Coaching com Arte...e aí chega a minha vez..
Fiz um convite a cada participante...pedi que cada um pegasse sua cadeira; 15’ antes de atender seu Coachee vá para o rio; lago ou mar, mas antes veja qual desses lugares tem mais ECO dentro de você; lá, pense seus pensamentos e sentimentos.. faça a decantação do que é seu... e pense no Grande Outro...
você terá uma ConVersa de coaching; uma ConVersa de desenvolvimento com alguém.. seu desafio...
verificar por qual Porta você entrará..
Quem é você quando está no seu melhor?
Qual sua maior qualidade; aquilo que faz bem sem esforço?
Como pode proteger suas fronteiras?
sabe aquele dia; que chegamos em casa e sentimos: hoje eu fui o melhor Coach que Eu podia ser... !
Algumas paradas necessárias.. cofeebreak; almoço...
e voltamos na parte da tarde; com Maria João e Paula Capaz aqui nós vimos um trailer da Escola do Futuro...que riqueza vocês trouxeram.. o instrumento de intervenção foi a Filosofia.. e o coaching através de um processo de boas perguntas...
Depois veio Ana Penim falando do perdão nas Relações profissionais... que giro e que coragem... que palestra!
trazer um tema ligado a espiritualidade ao mundo executivo.. a partir de uma homilia..
Que missa! E que ouro tu garimpaste.. parabéns!
Eu Tiro meu chapéu para ti! 👏👏👏
Mergulhando mais um pouquinho fomos com Aida Chamiça entre o medo e a curiosidade.. abraçamos o desconhecido....e para terminar tivemos acesso aos rascunhos de pensamentos de Sofia Calheiros; a primeira bandeirante do capitulo ICF Portugal..
E descobrimos com ela que somos enzimas.. bio catalisadores de energia!
Agradeço por tudo que vivi e aprendi com vocês hoje!
Vou mostrar ao mundo que vocês plantaram e eu colhi.
Com gratidão imensa do tamanho do Atlântico aos oradores; aos participantes e ao Board da ICF Portugal sob a batuta da sensível cuidadora Maria Helena Anjos.
Dulce Soares/useCoach
 
Muito grato à direção, aos voluntários e oradores que permitiram aos participantes sentir e receber aquilo que é o ADN da ICF Portugal. Muito orgulhoso por fazer parte da ICF, enquanto membro.
 
Algumas fotos do evento:
 

Captada por Diogo Limão

 

Captada por Diogo Limão

Captada por ICF Portugal

Captada por Karen Campo

Captada por Karen Campo

Captada por Diogo Limão

Captada por Rubio Soares

Captada por Dulce Soares

Captada por Karen Campo