Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diogo Limão

Coaching & Recursos Humanos

Importância das raízes na Vida

 

"Entalada entre dois pequenos montes do Parque Nacional Olympic, em Washington, Estados Unidos, esta árvore tenta desafiar a lei da gravidade e, relutante em morrer, continua agarrada à vida pelas raízes. Situada num local onde a falésia entrou em erosão e foi perdendo o solo, a árvore consegue manter-se no mesmo local devido às suas fortes raízes que, surpreendentemente, foram crescendo e têm almejado suster o peso do resto da estrutura. A maioria das raízes da árvore estão à vista e ajudam também a formar uma pequena gruta por baixo. E ainda que as raízes tenham muito pouco contacto com o solo, a árvore ainda garante folhas verdes a cada Primavera. E nem as constantes tempestades que passam por este parque do estado de Washington têm conseguido terminar com a sua existência secular."

Green Savers (Texto e imagem em: http://greensavers.sapo.pt/2015/11/08/a-arvore-que-se-recusa-a-morrer-com-fotos/)

 

Esta é bem capaz de ser a melhor metáfora que eu já li sobre a importância de raizes na Vida! Nós somos como esta árvore: quando nos conhecemos e sabemos muito sobre nós próprios vamos conseguir permanecer firmes quando as tempestades da nossa vida chegam, não deixando que os nossos galhos se partam porque estamos seguros de quem somos. Claro que é um processo! Tal como a árvore, as nossas raizes vão crescendo com o tempo. A questão que pode ficar é: mas como vou eu conseguir conhecer-me melhor?! Então, pode começar por ler livros de auto-ajuda das áreas que lhe são mais estranhas, frequentar workshops de desenvolvimento pessoal ou então começar por responder a perguntas em que só você se propôe a saber a resposta -- e para isso tem também de entrar em ação, guardar um tempo para si, e procurar perceber porque é quem é, porque faz o que faz, porque é que tem determinados comportamentos com determinados tipos de pessoas, quão grande é a sua zona de conforto para que lhe permita ou bloqueie a realização de determinadas atividades, entre outras.

 

Recomendo-lhe, então, a leitura do livro Trate a Vida por Tu, do Daniel Sá Nogueira! É esclarecedora na medida em que nos faz responder a estas e outras questões fundamentais neste processo.

 

Se está a passar por uma fase menos positiva da sua vida, e vê parte das suas respostas no seu auto-conhecimento, comece já hoje! Permita-se ter folhas verdes em cada Primavera (e outras estações!) da Vida!