Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diogo Limão

Coaching & Recursos Humanos

Põe-te à PROVA!

14796188_1261522340577160_1942211705_o.jpg

 

Esta foto foi tirada na preparação de uma atividade internacional que estou a ajudar a desenvolver, conjuntamente com colegas de Escola.

 

O que poderei dizer já, nesta fase presente? Talvez falar do passado, como quem catapulta um conhecimento para esse lado.

 

Já falei muitas vezes de medo. Até tenho uma speed message, que podes ler aqui, e que só tem 100 palavras! A verdade é que todos o sentimos e este sentimento de flight relativamente a determinada situação particular é completamente natural. A questão é que nos pode bloquear e distanciar de excelentes oportunidades para desenvolvermos competências que nós valorizados -- ou ainda melhor, que o mercado valoriza!

 

Sem revelar muito do que se trata, porque espero vir a abordar o tema de forma mais específica, posso dizer que tenho feito frente a essa sensação de fugir de certas coisas, sensação essa a que todos chamamos de medo. Tenho posto à prova várias competências e uma muito específica de uma lingua estrangeira -- o inglês. A falta de prática e à vontade perante realidades diferentes da nossa podem paralisar-nos, por vezes, mas como costumo dizer a repetição de algo vem fazer do novo menos novo, do mais assutador mais amigável, do difícil menos difícil e do bom melhor ainda. E é isso que tenho feito ao longo das últimas 2 semanas e a verdade é que esse medo desapareceu. 

 

Aposto contigo, quase tudo o que quiseres, que já estiveste aí: tiveste medo daquela prova para a qual te sentias mais inseguro, mesmo estudando; estavas com medo de falhar a alguém que contava cegamente contigo; medo de falhar como mãe ou pai, sendo-o... Podemos ter medo de quase tudo! Recordo uma história que me foi contada de uma senhora que tinha medo de pegar no carro e conduzir para além das portagens que ficam perto da sua casa. Tinha mais do que medo: pavor! Ainda assim, com muito trabalho e dando um passo pequeno de cada vez -- ir conduzindo aos poucos sempre para mais longe --, conseguiu superar aquele medo e aí ganhou asas para voar. Voar para além daquele que era o seu mundo.

 

A minha mensagem para ti, hoje, é pores-te à prova! Desafia os teus limites e crenças pré-estabelecidas! Elas, às vezes, são completamente ilusórias, estabelecendo barreiras entre ti e a tua melhor versão!