Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diogo Limão

Coaching & Recursos Humanos

Potencie-se com a análise SWOT!

Estamos perto do Natal e esta publicação é dedicada, primeiramente, aos meus espetaculares clientes! Aceitem este texto como a minha prenda para vocês! 

 

Seguidamente, dedico àqueles que se sentem perdidos nos seus objetivos e não sabem como pegar na realidade em que vivem e nas ferramentas que têm à mão para ponteciar as suas capacidades.

 

A análise SWOT foi uma análise de negócio criada para fazer análises do mercado e de como uma empresa se insere nele. Quem está dentro da área empresarial conhece a ferramenta e usa-a, ainda, aquando a criação de novos negócios e noutras situações importantes.

  

SWOT significa:

S - Forças (strenghts); W - Fraquezas (weaknesses); O - Oportunidades (opportunities); T - Ameaças (threats). Geralmente apresentadas em forma matricial, como mostro de seguida:

 (Fonte)

 

Agora interessa-nos a utilidade dela no seu desenvolvimento pessoal! Podemos usá-la para aumentar o nosso nível de consciência em determinado assunto que nos merece a atenção (quer seja por exemplo a mudança de área profissional, encontrar caminhos novos para redescobrir os nossos negócios/atividades, conhecer melhor o nosso "valor comercial" para um mercado concreto,...). Ao pensarmos na nossa realidade atual devemos ser o mais verdadeiros possíveis: se por um lado somos energizados pela construção dos pontos fortes (internos e externos) devemos conseguir criar um choque energético enquanto escrevemos os pontos negativos -- como já referi: o objetivo é aumentar o nosso nível de consciência!

 

Com algumas questões, pode começar esse processo sozinho (ou ainda melhor, fazer uma reflexão em casa e desenvolver com o coach, se sentir que a ferramenta é fundamental para si!):

 

Forças: Vou pensar no que é que sou bom? O que é que eu tenho, e os outros não, que me torna único? Quais são os pontos positivos que toda a gente diz que tenho? 

Dica: Faça uma lista de palavras que o descrevam verdadeiramente! Há grande probabilidade de grande parte serem as suas forças!

 

Fraquezas: Quais são as atividades que eu costumo evitar fazer, por padrão? Tenho alguns hábitos de trabalho/pessoais negativos (procrastinar, chegar atrasado, ter pouca tolerância às opiniões diferentes da minha...)?

Dica: Pense nas caracteristicas que acha/sempre lhe disseram que devia melhorar mas que ainda não começou. Acredite que este é um pequeno GRANDE passo para criar soluções criativas de como as superar!

 

Oportunidades: Será que consigo potenciar uma força que tenha? Consigo um melhor resultado na área de vida que quero se eliminar uma fraqueza que tenha? Quais são as pessoas do seu círculo de contactos que o podem ajudar a desenvolver a característica/aspeto que precisa? Quais são as características que as outras pessoas que fazem o que você gostaria de fazer têm (e que você conseguiria adquirir?)

Dica: Como vê no diagrama, aqui tem de se focar no exterior. Tudo aquilo que não é "seu" mas do ambiente externo que poderia agir como uma oportunidade para si. Procure informações para as oportunidades no seu grupo de amigos, nos jornais e revistas, nas redes sociais/profissionais.

 

Ameaças: Existem pessoas que podem pôr em causa os seus objetivos? De que forma?  Numa ótica mais pessoal, quais são as características de terceiros que você não consegue lidar bem mas que pode tentar atenuar? Ao nível profissional, quem são os seu concorrentes diretos e de que forma serão uma ameaça para si e para os seus objetivos?

Dica: Foque-se agora naquelas características do exterior que não consegue controlar, mas que pode tentar atenuar. 

 

Agora que já tem a sua análise SWOT feita, já sabe o que vem a seguir...?! Soluções e mais soluções para superar o que é menos positivo e para potenciar aquilo que lhe é muito positivo!