Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diogo Limão

Recursos Humanos

Reflexão sobre GRUPO DE PARES!

Q7UIKF58IR (2).jpg

 

Sabe o que é o Grupo de Pares? Venha daí saber o que é e aprender, se for o caso, a identificar no seu grupo de pessoas mais próximas quem faz parte do seu!

 

No Coaching chamamos de Grupo de Pares, ou simplesmente Peer Group, àquele grupo de pessoas que lhe são geralmente próximas e que podem fazer parte da sua família ou amigos (aliás "Amigos", com "A" maiúsculo. De certeza que identifica na sua vida estes amigos num estalar de dedos: são aqueles que você já considera como a sua família de tão próximos que são). E qual é o papel destes elementos na sua vida? Quer tentar adivinhar? Veja então o vídeo que vem de seguida:

 

  Se estiver com dificuldade de assistir ao vídeo, aceda diretamente aqui.

 

Respire fundo... E agora diga-me: gostou? Quais foram os sentimentos que este vídeo lhe despertaram? 

Acho que pelo menos numa coisa estamos de acordo: este vídeo é magnífico. Magnífico na forma como conseguimos visualizar na perfeição um ciclo que muitas vezes vemos nas nossas vidas: tentamos e tentamos fazer algo, sozinhos, e não conseguimos. Sofremos com isso, aproximamo-nos do nosso limite... quando aparece alguém e nos "dá a mão" e toda a nossa realidade muda!


Agora coloco-lhe outra questão, que de certeza já está apto para responder: quem era o grupo de pares deste menino? Que tipo de energia lhe proporcionou quando ele estava em baixo?

 

Os pontos-chave a retirar deste vídeo são:

  • Juntos somos mais (como diz o Daniel Sá Nogueira: "todos somos um");
  • O grupo de pares está lá para nos motivar, para não nos deixar desistir, para nos espicaçar quando estamos com preguiça de atingir os nossos objetivos (sim... preguiça. Não podes estar sempre em "altas", verdade? É normal!);
  • As pessoas que têm esse papel na nossa vida são as melhores pessoas para nos dizerem se as nossas "desculpas" são verdadeiras razões ou apenas lamentações originadas por um momento "baixo" na nossa vida.

 

Pergunta de coach: E na sua vida? Quem são as pessoas que o apoiam e incentivam a dar "o salto" que tanto precisa?