Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diogo Limão

Recursos Humanos

Texto de Verão: Coaching é como...

coachingecomoverao.png

 

Coaching é, como já lhe referi aqui, uma parceria entre o Coach e o Cliente num processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional.

Como estamos em época de verão e muita gente já foi -- ou ainda vai -- de férias, quero aproveitar para fazer uma publicação inspirada nesta altura do ano. Venha, comigo, refrescar-se num texto que pode contribuir para o seu primeiro pequeno passo numa mudança sustentável na sua vida! 

 

COACHING É COMO...

 

pexels-photo-136399.jpeg

 

1. Um mergulho na piscina num dia tórrido

Imagine um dia quente. Muito quente. Imagine-se, estando sob um sol abrasador de 30º. Ótimo, até um certo ponto, correto? Chega a uma altura em que se torna desconfortável e que só sente a vontade de procurar algo que o refresque e que mude essa situação de desconforto em que está. Para sorte sua, nesse local existe uma piscina bem apetecível e que pode mudar, completamente, a sua forma de estar. Basta tomar a iniciativa, levanta-se e caminhar para a sua situação ideal: estar numa piscina refrescante, que lhe desse um vasto conjunto de vantagens, desde fazer algum exercício e ser um meio de sair da situação menos favorável em que está.

Coaching é como um mergulho na piscina porque dá-lhe a possibilidade de sair de uma situação de desconforto/potenciar a situação positiva em que se encontra, desafiando-o e dando-lhe a oportunidade de utilizar as suas ferramentas e recursos internos para caminhar para uma situação ideal, aquele objetivo que quer atingir. Da mesma forma que faria no caso da piscina, implica que tome uma decisão: que se levante e caminhe para o que quer.

 

food-ice-cream.jpg

 

2. Escolher o melhor sabor de gelado na sua gelataria favorita

Está com um amigo seu, num belo final de tarde de verão. Chega à sua gelataria favorita com uma enorme vontade de comer um gelado, refrescante nesse dia de férias. Que boa ideia esta, não é? Para sua sorte, vai avançando na fila de clientes, não passando muito tempo e, ao aproximar-se da vitrine, depara-se com um número de sabores à sua escolha (sugira um número e os sabores que mais prefere. Já os tem em mente?). "Agora escolher é que são elas...", pensa, demorando alguns minutos a decidir. Finalmente, depois de um processo de escolha interna, decide-se por aquele que lhe parece a melhor decisão, naquele dia e condições. O seu amigo ainda o tenta aconselhar, contudo, você segue a sua própria vontade, tomando a responsabilidade do sabor do seu gelado, ficando contente por isso.

Coaching é como escolher o melhor sabor de gelado na sua gelataria favorita porque, também neste processo, é lhe dada a possibilidade de escolha da melhor decisão/ação a tomar, dado o seu contexto e situação atuais. Da mesma forma que caminha na fila de clientes, também no Coaching avança na sessão e passa por um processo de criação de ideias/soluções para o seu objetivo (escolher o sabor que irá pedir). Este processo é transformador para si porque ganha a responsabilização das suas ações, pois vão de encontro à sua vontade e porque chegou a elas porque ponderou todas as possibilidades, com tudo o que elas acarretam de positivo e, também, de menos positivo. Assim, ganha a ownership (propriedade) das suas ações. E, repare, por mais aconselhamento que peça, no final, a decisão será sua e isso trar-lhe-á a motivação para fazer acontecer!

Por falar em gelados... Já leu este texto?

 

Bola_de_Berlim_2_by_wax115.jpg

 

3. Comer a sua primeira Bola de Berlim, no primeiro dia de praia

O verão vem em ciclos, como bem sabemos! Depois de um período menos solarengo, de chuva e frio -- nessas estações do ano de agasalhos -- o primeiro dia de praia merece uma recompensa! Uma recompensa pelo esforço que fez para, todos os dias de manhã, se levantar da cama com a energia e boa disposição que precisa para enfrentar esses dias menos animadores. É de guerreiro, digo-lhe já! Há alguma coisa melhor que a primeira Bola de Berlim do verão?! Para mim, há poucas! 

Coaching é como comer a sua primeira Bola de Berlim, no seu primeiro dia de praia, porque depois de um processo de autodescoberta, mudança de paradigmas e entrada em ação, em direção aos seus objetivos, a recompensa de chegar perto ou, até mesmo ao seu objetivo (só depende de si!) é a melhor coisa que pode ter, ao fim daquele tempo que se disponibilizou a encontrar-se com o seu Coach, periodicamente! Há que celebrar as vitórias, por mais pequenas que sejam, e o Coaching permite-lhe isso. O Coaching permite-lhe ir celebrando, à medida que as sessões avançam, e celebrar no final do processo!

 

pexels-photo-67818.jpeg

 

 4. O brozeado com que fica no final do verão

Dependendo do número de vezes que vá à praia, toda a gente sabe que, no final desses meses quentes, qualquer pessoa fica com uma corzinha. E também sabe que, por mais que até tentemos não saber, quantas mais vezes for à praia melhor será o seu bronzeado. Depois, a qualidade deste estará, também, relacionada com a forma que se expõe ao sol -- ficar com metade do corpo sempre debaixo do chapéu-de-sol durante 2 meses, nas idas à praia, bem sabemos que não trará bons resultados.

O Coaching é como o bronzeado com que fica no final do verão porque, depois de se envolver (esta palavra é chave!) num processo de Coaching, ficará sempre algo que o marcará. Uns chamam-lhe transformação outros desenvolvimento, contudo e independentemente do que lhe chamemos, um processo de Coaching poderá deixar marcas mais ou menos duradouras, dependendo do nível de envolvimento que se permite a ter. Assim como o bronzeado vai embora nos meses frios, os resultados esperados de um Coaching não chegam se, depois do final do seu processo, não continua a correr atrás daquilo que quer. Há quem diga que um bronzeado lhe dá um brilho natural e, acredito realmente, que é esse brilho que um processo de Coaching lhe permite! 

 

Venha celebrar o verão com um processo de Coaching comigo! Contacte-me diretamente a mim, ou à Prinovhelp, para mais esclarecimentos! Até já!

_______________________

Prinovhelp

Morada:

       Rua Agostinho Neto Nº30 F

      1750-006 Lumiar

       Lisboa - Portugal 

Site: http://www.prinovhelp.pt

Emailprinovhelp@prinovhelp.pt

Contactos: 212491784 | 925 709 319 | 933 028 449